O preço dos combustíveis voltará a subir a partir de 2.ª feira, 10 de outubro.
Após os países exportadores de petróleo terem decidido efetuar uma redução de produção, na ordem dos dois milhões de barris por dia, decisão que causa menor oferta, fazendo assim disparar o preço da matéria-prima.
A este aumento adiciona-se, ainda, a descida do desconto do imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) decidido pelo Governo esta semana, que segundo o Governo, resultou “numa atualização do desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina“.
“Conforme anunciado, o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, mantêm-se em vigor”, acrescentou o governo em comunicado.
Assim, a partir de 2.ª feira, e segundo fontes do mercado, o preço da gasolina deverá subir entre 7,2 e 8 cêntimos por litro e o preço do gasóleo deverá subir entre 10 e 11,5 cêntimos por litro.
Assim não sei onde vamos parar, não à ajudas que valham a todos estes aumentos.
Que abuso!
Alguém lucra com isto…