Médicos do SAP/AC de Mafra continuam a ser assegurados pela Misericórdia da Venda do Pinheiro
Na próxima reunião do executivo da câmara de Mafra, agendada para 6.ª feira, será aprovada a assinatura de um acordo de Cooperação entre o Município de Mafra, a Unidade Local de Saúde de Santa Maria e a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro.
O acordo em causa pretende dar continuidade à contratação de médicos e assistentes administrativos para Serviço de Atendimento Permanente/Atendimento Complementar de Mafra (SAP/AC) e ao apoio às consultas médicas dos utentes inscritos nas UCSP sem médico de família, pela Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro.
A câmara de Mafra justifica este acordo por “[a prestação de cuidados de saúde] assegurada pela Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro é absolutamente imprescindível e inadiável e a sua interrupção seria altamente lesiva e acarretaria danos irreparáveis para a saúde da população do concelho de Mafra”.
O acordo prevê que a Misericórdia assegure o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente/Atendimento Complementar (SAP/AC) de Mafra, 7 dias por semana e 24 horas/dia, e a prestação de cuidados de saúde à população da área territorial do Município de Mafra, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025.
O acordo visa a contratação do seguinte pessoal para o SAP/AC de Mafra:
Médicos
5 Turnos médicos 24 horas por dia:
— 2 Médicos das 8 às 16 horas;
— 2 Médicos das 16 às 24 horas;
— 1 Médico das 0 às 8 horas.
Assistentes administrativos
3 Turnos administrativos 24 horas por dia:
— 1 Administrativo das 8 às 16 horas;
— 1 Administrativo das 16 às 24 horas;
— 1 Administrativo das 0 às 8 horas.
Pagamento
O pagamento por esta prestação se serviços será feito do seguinte modo:
- A ULSSM, E.P.E., paga pela prestação de serviços médicos 30,00 € (trinta euros)/hora
- O Município de Mafra comparticipa a prestação dos serviços de saúde em 16.260,00 € (dezasseis mil duzentos e sessenta euros)/mês.
Desde 2018, que a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro assegura a contratação de médicos para o SAP/AC do Centro de Saúde de Mafra (ver artigo).