O IPMA emitiu esta tarde o seguinte comunicado:
Uma vasta região anticiclónica localizada na região dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica, vão continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente ao longo da próxima semana.
A partir de dia 4 de fevereiro, domingo, prevê-se que o céu esteja geralmente pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e pouco frequentes, que serão de neve acima de 600/800 metros, embora sejam pouco prováveis. O vento irá soprar moderado do quadrante norte, temporariamente forte no litoral e nas terras altas, o que, aliado a uma pequena descida da temperatura, acentuará o desconforto térmico.
As temperaturas mais baixas irão registar-se entre terça e quinta-feira, sendo que, no interior Norte e Centro, a temperatura mínima deverá atingir valores entre -2 e -7 ºC e a máxima entre 2 e 8 ºC. No restante território, a temperatura máxima deverá variar entre 10 a 13 ºC e a mínima entre 0 a 5 ºC.
É normal o tempo frio nesta época do ano, mas é sempre bom alertar para esta situação de tempo muito frio e seco que se irá arrastar durante a próxima semana.
As previsões para os próximos dias são neste momento as seguintes:
Concelho de Mafra
Concelho de Sintra
A Direção-Geral da Saúde recomenda a apdoção das seguintes medidas:
- Proteja-se do frio e da chuva:
Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes. - No exterior:
Tenha cuidado com as condições do piso;
Use sapatos confortáveis.
Evite as quedas - Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.