Mais uma noite de incidentes na Área Metropolitana de Lisboa
A última noite foi mais uma noite agitada — a terceira consecutiva — com registo de dezenas de ocorrências na Área Metropolitana de Lisboa, com ocorrências registadas sobretudo a norte, mas também a sul do Tejo.
Pelas 00h19 eram 18 as ocorrências registadas relativas a incêndios em detritos confinados (contentores do lixo), 16 no distrito de Lisboa e 2 no distrito de Setúbal. Pelas 00h19, havia registo de distúrbios nos concelhos de Odivelas(1), Loures (1), Sintra (9), Amadora (2) e Lisboa (3). A sul do Tejo, pelas 00h19 registavam-se ocorrências no concelho do Seixal (Corroios) e no concelho da Moita (Vale da Amoreira).
Estas ocorrências foram registas entre as 20h55 e as 00h04, mas ao longo da madrugada registaram-se outras.
Existem relatos de carros incendiados na Amadora, e de um autocarro incendiado em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, do qual resultou um ferido grave, o condutor que sofreu queimaduras graves na face, tórax e membros superiores.
Na margem sul há relatos de um autocarro incendiado na Arrentela, no concelho de Seixal, e de caixotes do lixo incendiados no Monte da Caparica, no concelho de Almada.
No balanço feito pela PSP, nas últimas 24 horas, registam-se três feridos, 11 veículos incendiados (dois autocarros, oito automóveis e uma moto), vários caixotes do lixo ardidos. 13 pessoas foram detidas e 18 foram identificas. Registaram-se 45 ocorrências de desacatos em oito concelhos (Almada, Amadora, Barreiro, Lisboa, Loures, Oeiras, Seixal e Sintra).
Esta onda de distúrbios ocorre no seguimento da morte de Odair Moniz, de 43 anos, no bairro da Cova da Moura, Amadora, na madrugada da passada 2.ª feira. O homem foi baleado por um agente da PSP e acabou por morrer, pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.