Mafra vai ter uma sala de cinema

Auditório Beatriz Costa

Mafra prepara-se para ter uma sala de cinema

 

O Auditório Beatriz Costa, em Mafra, está a ser alvo de requalificação.

Esta requalificação surge depois da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) ter elaborado um ofício que indicava a necessidade da “adaptação/alteração do edifício do Auditório Municipal Beatriz Costa, de forma a promover a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada” (ver artigo Jornal de Mafra).

As obras iniciaram-se em meados do ano passado e deveriam ter sido concluídas em fevereiro de 2024 (ver artigo Jornal de Mafra).

A empresa responsável pela obra solicitou esta semana a prorrogação do prazo (mais 108 dias), situação que não é nova, quando olhamos para as obras de igual monta, no concelho. A câmara prepara-se para aprovar esta prorrogação na reunião do executivo que ocorrerá próxima 6.ª feira. A data prevista de conclusão é agora 31 de maio de 2024.

O atraso na conclusão das obras, segundo o empreiteiro, deve-se a alterações de projetos de arquitetura ao nível das caves e do auditório, aos condicionamentos nas entregas das encomendas aprovisionadas de alguns materiais devido ao “estado mundialmente vivido” e às condições climatéricas adversas que impediram ou condicionaram o avanço dos trabalhos da empreitada.

Ao abrigo do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em janeiro do ano passado, foram assinados contratos de para renovação tecnológica deste tipo de espaços, incluindo a aquisição de equipamento de projeção digital de cinema (DCP) e de vídeo, de cineteatros e centros de arte contemporânea do país (ver artigo Jornal de Mafra). O Auditório Municipal Beatriz Costa foi um dos 155 cineteatros abrangidos por este financiamento.

É intenção que Mafra passe a dispor de cinema, e que essa valência seja disponibilizada no Auditório Municipal Beatriz Costa, ampliando a sua indisponibilidade para outros usos”.

Ou seja, é crível que a partir de maio, o Auditório Municipal Beatriz Costa reabra ao público para sessões de cinema.

 

Partilhe o Artigo

Leia também