Mafra prepara-se para receber um Crematório
No início deste mês foi aprovado por unanimidade em reunião de assembleia municipal e depois confirmado em reunião de câmara — sim deveria ser ao contrário, mas lógica e política poucas vezes andam de mão dada, sobretudo quando há maiorias absolutas — a celebração, entre o Município de Mafra e a Junta de Freguesia de Mafra, do Auto de Cedência e Aceitação de bem imóvel. Isto é a câmara municipal de Mafra cedeu à junta de freguesia de Mafra um terreno que possuía na Rua do Cemitério, no Sobreiro.
A gestão do cemitério é da competência da Junta de Freguesia de Mafra.
O terreno em questão foi adquirido pelo Município de Mafra em maio de 1971, e a sua certidão permanente descreve-o como “Capela e terreno destinada a cemitério do Sobreiro”. A Área total do terreno é de 6.839,4 m2 .
Amanhã, entre os documentos que serão apresentados em reunião de câmara estarão os despachos proferidos no período de 24 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024, entre eles o deferimento do projeto de especialidade do crematório a construir na Rua do Cemitério, no Sobreiro, freguesia de Mafra.
O requerimento para o projeto de especialidade do crematório deu entrada na câmara de Mafra em 25 de julho de 2023 e a decisão de deferir foi assinada a 25 de janeiro de 2024.
O Cemitério do Sobreiro situa-se perto de Aldeia Típica de José Franco e da Igreja do Sobreiro.