Já foi divulgado o ranking da Bloom Consulting, que avalia os resultados e o impacto de todos os municípios portugueses (308) nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver). A Bloom Consulting tem mais de 70 Clientes espalhados pelos cinco continentes, entre eles Mafra e mais 15 cidades, vilas ou regiões portuguesas.
Lisboa, pelo 7.º ano consecutivo, lidera a tabela do Top nacional do Bloom Consulting Portugal.
Os concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras, encontram-se todos no Top 25 nacional, respetivamente nas seguintes posições:
7.ª posição – Sintra (-1)
19.ª posição – Mafra (+6)
22.ª posição – Torres Vedras (manteve)
As posições Nacionais obtidas pelos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras nas áreas dos Negócios (Investimento e Exportações), Visitar (Turismo) e Viver são as seguintes:
Negócios:
No que diz respeito a item Negócios (Investimento), o ranking considerou “a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas”.
7.ª posição – Sintra (-1)
15.ª posição – Mafra (+5)
22.ª posição – Torres Vedras (-4)
Visitar (Turismo)
Foi considerada a taxa de ocupação hoteleira.
9.ª posição – Sintra (+2)
30.ª posição – Torres Vedras (manteve)
20.ª posição – Mafra (+12)
Viver (Talento)
São consideradas, “não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também, o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional”.
10.ª posição – Sintra (-5)
17.ª posição – Torres Vedras (+9)
20.ª posição – Mafra (+8)
Em termos nacionais e regionais:
Ranking Regional – Lisboa
3.ª posição – Sintra (manteve)
7.ª posição – Mafra (manteve)
Ranking Regional – Centro
5.ª posição – Torres Vedras (manteve)
O concelho de Mafra foi ainda distinguido com o prémio de “Marca Estrela” (1) distinção que de acordo com Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal, refere que se deve a “um desempenho bastante positivo que lhe valeu a distinção de Marca Estrela no ranking da região de Lisboa”, acrescentando que Mafra “apesar de manter a sua posição no ranking regional, Mafra é, nesta edição do Portugal City Brand Ranking©, a nova presença do Top 25 do ranking nacional. Na dimensão de Negócios está entre os 15 principais municípios e entra para o Top 25 do ranking Visitar, onde sobe 12 posições. Na dimensão Viver estabelece-se na tabela das 25 melhores marcas territoriais para o talento”.
(1)Esta distinção que “não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram – através de excelentes resultados – destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”.