A Biosphere Destinations Community atribuiu ao concelho de Mafra o certificado Biosphere Destination, sendo agora um dos 40 destinos certificados.
No site da biosphere tourism pode ler-se que “a diversidade de habitats existentes no concelho de Mafra são as florestas, pastagens, matagais, linhas de água ou praias. Destaque para a Tapada Nacional de Mafra e a Reserva Mundial de Surf da Ericeira”.
Almeida, Belmonte, Piodão e Sortelha, em Portugal e Tenerife, Costa de Barcelona e Lanzarote são alguns dos destinos certificados na Península Ibérica.
Ser membro da “Biosphere Destinations Community” é pertencer a um clube de destinos cuja sustentabilidade é garantida por critérios acordados globalmente em conferências promovidas pela UNESCO e pela OMT (Organização Mundial do Turismo).
A atribuição de um certificado Biosphere Destination (Destino Biosfera) é a distinção que reconhece o esforço de um destino nas suas políticas públicas de turismo, desde que estejam alinhadas com a Agenda 2030 e tenham estabelecido um plano de ação para a melhoria contínua.
O selo Biosphere Certified Destination oferece benefícios como: gerar e vender experiências da biosfera, melhorar a qualidade e imagem do destino turístico, promover políticas sustentáveis que beneficiem a comunidade, promover o comércio e a economia local, promover a geração de empregos e, com isso, reativar a economia, atingir maior visibilidade do destino turístico em todo o mundo, acesso à possibilidade de novas alianças e acordos de alto nível e um maior compromisso em relação às preocupações da opinião pública.