Mafra | Praias do concelho vigiadas (ao fim de semana) até ao final do ano

Ericeira Praia Praias do concelho vigiada

Mafra | Praias do concelho vigiadas (ao fim de semana) até ao final do ano

 

Em abril, o executivo da Câmara de Mafra, aprovou a contratação de nadadores salvadores para vigiarem as praias do concelho de Mafra durante os fins de semana e os feriados, fora da época balnear (até 14 de junho e de 16 de setembro a 31 de outubro) (ver artigo sobre o tema).

Estando o contrato a terminar, na reunião de câmara ontem realizada o executivo terá aprovado a continuação da vigilância por nadadores salvadores nas 12 Zonas Balneares do Concelho, de 1 de novembro até 31 de dezembro de 2024.

A medida é justificada pela CMM, pelo facto da zona costeira do Município de Mafra assumir “uma crescente importância estratégica em termos ambientais, económicos, sociais, culturais e recreativos” e também porque “nos últimos anos, as praias do concelho, apresentam uma elevada afluência de banhistas durante todo o ano”, sendo necessária a “salvaguarda da segurança dos banhistas” fora da época balnear.

Assim, as praias do concelho de Mafra terão vigilância nos seguintes (20) dias:

  • Novembro: 01, 02 e 03; 09 e 10; 16 e 17; 23 e 24; 30
  • Dezembro: 01; 07 e 08; 14 e 15; 21 e 22; 25; 28 e 29.

Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, esta vigilância fora da época balnear consistirá no “patrulhamento das 12 praias do concelho de Mafra, por 2 nadadores-salvadores, através de uma viatura 4×4, equipada com os meios de salvamento e socorro necessários”.

O patrulhamento, entre as 9h30 e as 18h00, será realizado entre a praia São Julião à praia da Calada, com “maior ênfase nas praias que apresentam maior afluência ou condições marítimas adversas”.

O investimento da câmara neste apoio para a vigilância das 12 zonas balneares até 31 de dezembro é de 7.000,00€ (isento de IVA).

Em anos anteriores, a vigilância das praias do concelho de Mafra era entregue à Predominante Azul — Associação de Nadadores Salvadores dos Bombeiros da Ericeira, este ano esteve a cargo da ERANS, uma empresa com sede nos Gorcinhos, em Mafra, criada a 18 de dezembro de 2023.

 

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário