Mafra | Iniciou-se a requalificação do Auditório Beatriz Costa

 

Já tiveram início as obras de requalificação do Auditório Beatriz Costa, em Mafra.

Esta requalificação surge depois da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) ter elaborado um ofício no qual indicava a necessidade da “adaptação/alteração do edifício do Auditório Municipal Beatriz Costa, de forma a promover a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada”.

A requalificação irá reformular o acesso ao interior do edifício a partir da via pública, quer ao Conservatório, quer ao auditório, através de uma rampa de acesso exterior, sendo também alterada altura do pavimento do átrio exterior.

O edifício passará a contar com instalação sanitária pública acessível. Os lugares acessíveis irão localizar-se na 1.ª fila, sendo necessária “a elevação da cota desse pavimento e alteração da rampa de acesso ao mesmo”. Também a bilheteira e o bar serão alterados, de forma a serem acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

O acesso de artistas ao palco e aos camarins também vai ser alterado, de modo a garantir o acesso de artistas com mobilidade condicionada, sendo que a proposta visa a que o acesso ao camarim passe a ser efetuado por ascensor.

A autarquia pretende ainda “dar resposta à necessidade de melhorar a eficácia do auditório, incluindo o palco, dado este já ter cerca de 30 anos, aumentar o número de lugares, melhorar a acústica do auditório, bem como efetuar obras de remodelação dos sistemas de ventilação, climatização e das redes elétricas, face à idade das instalações”.

No documento a que o Jornal de Mafra teve acesso, o projeto prevê ainda a “alteração da cabine de projeção e cabines de tradução existentes”, alteração que permite a disponibilização de mais 31 lugares na lotação da sala.

As obras de requalificação, entregues à empresa EFIMA – Eficiência, Instalações e Manutenção, LDA, orçam os 949 406,94 € (acrescido do IVA à taxa legal em vigor) tendo um prazo de execução de 240 dias, pelo que a obra deverá ficar concluída em fevereiro de 2024.

 

Partilhe o Artigo

Leia também