Esta semana o Município de Mafra tornou-se no 1.º município português a comprometer-se a cumprir os objetivos da Agenda 2030, ao juntar-se às “Cidades ODS” das Nações Unidas.
Mafra passou assim a ser um dos 35 municípios no mundo a ser “Cidade — Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável” (ODS).
O anúncio da adesão de Mafra foi feito pelo Coordenador do programa UN Habitat da ONU, Dyfed Aubrey, numa cerimónia que decorreu na Ericeira e que contou com a presença de Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Mafra assume assim o compromisso de cumprir com os 17 objetivos da Agenda 2030, entre eles, erradicar a pobreza e a fome, promover saúde e educação de qualidade, a igualdade de género, reduzir as desigualdades, promover a produção e consumo sustentáveis ou proteger a vida marinha e terrestre.
Durante a cerimónia foi ainda estabelecido um acordo entre Dyfed Aubrey e os municípios de Mafra, Braga e Loulé, para a criação de laboratórios ODS, nos quias será dada formação no âmbito do programa. Presente esteve também o município moçambicano de Quelimane que assinou o acordo para promover o programa em Moçambique.
[Imagem: CMM]