Segundo o Instituto de Registos e Notariado (IRN) “mais de 40 mil pessoas aceitaram a mensagem escrita (SMS) para renovarem o Cartão de Cidadão, desde o dia 06 de junho, quando foi lançada a funcionalidade, que dispensa a deslocação a serviços públicos dos registos e custa menos”.
Apesar de ser possível pedir a renovação do cartão de cidadão por SMS, o levantamento dos novos cartões é feito aos balcões de atendimento do IRN (Conservatórias e Lojas do Cidadão) e está atrasado.
Entre os concelhos com um maior tempo de espera encontra-se o concelho de Mafra que se junta a Matosinhos, Gaia, Vila do Conde, São João da Madeira, Albufeira, Amarante, Amarante, Felgueiras, Lousada, Lamego, Seixal e Alcochete.
Aos 40 mil cidadãos que utilizaram o pedido de renovação por SMS juntam-se os cerca de 160 mil que renovaram o cartão de cidadão pela internet.
Segundo o Jornal de Notícias existem balcões a agendar o levantamento para setembro, outubro e novembro e balcões que não estão a aceitar quaisquer agendamentos.
Entre os concelhos com um maior tempo de espera encontra-se o concelho de Mafra, que se junta a Matosinhos, Gaia, Vila do Conde, São João da Madeira, Albufeira, Amarante, Amarante, Felgueiras, Lousada, Lamego, Seixal e Alcochete.
Devido à situação provocada pela pandemia, o governo decretou que todos os documentos de identificação e outros (cartão de cidadão, carta de condução, registo criminal, certidões e vistos de residência) expirados depois de 24 de fevereiro, são válidos até 30 de junho de 2020. Os documentos continuarão a ser válidos, para além desta data, desde que o seu titular tenha um comprovativo de agendamento.
Assim, apesar dos atrasos na entrega dos novos documentos, o Ministério da Justiça refere que “não existe (…) razão para nenhum tipo de alarme” uma vez que “qualquer pessoa que comprove ter já pedido a renovação deste documento pode utilizar o antigo cartão para além dessa data”.
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!