Mafra e Torres Vedras recebem a Bandeira Verde ECOXXI

Bandeira Verde

Mafra e Torres Vedras voltam a receber em 2023 a Bandeira Verde ECOXXI

 

A cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023 ocorreu no Centro de Congressos do TagusPark, em Oeiras, e dos 66 municípios que submeteram a sua candidatura, 59 foram galardoados.

O galardão é entregue aos municípios que obtiveram um índice ECOXXI igual ou superior a 50% na Candidatura à Bandeira Verde ECOXXI e é constitui-se como um reconhecimento das políticas e práticas adotadas nos últimos anos, em particular em 2022.

Torres Vedras obteve novamente uma pontuação acima dos 80%

Mafra e Torres Vedras voltam a estar entre os municípios galardoados, sendo que Torres Vedras voltou a ser um dos 9 municípios a obter uma pontuação acima dos 80%.

Mafra ficou situada no Índice ECOXXI ≥ 70% e < 80%.

bv1 bv2

O que são as candidaturas ECOXXI?

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, informação que será depois avaliada por um grupo de peritos.

O resultado da candidatura resulta num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global seja igual ou superior a 50% (o índice é avaliado através de 21 indicadores e 75 subindicadores).

Indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade

De acordo com a organização, os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram, nesta edição, os seguintes: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Programas Escolares da FEE; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Participação, Cidadania e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação de Gestão de Qualidade; Alterações Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana; Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade do Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural; Turismo Sustentável.

[Imagens: ABAE]

Partilhe o Artigo

Leia também