Mafra e os Morcegos em foco no fim de semana

morcegos

Mafra e os Morcegos em foco no fim de semana

Sabe que existe uma organização dedicada à promoção da investigação e conservação das populações de morcegos em Portugal?

Pois é, a Associação Morcegos.PT foi criada recentemente e tem por “missão de aumentar o conhecimento acerca destes fascinantes mamíferos voadores e destacar o papel vital que desempenham na preservação dos nossos ecossistemas”.

A Associação realiza nos próximos dias 10 e 11 de maio, em Mafra, um evento com um programa especial inteiramente dedicado ao conhecimento e sensibilização sobre os estes animais.

O evento passa pela Escola Secundária José Saramago, pelo Palácio Nacional de Mafra e pela Tapada Nacional de Mafra.

Na 6.ª feira, 10 de maio, o programa passa por uma formação dedicada a agentes educativos (professores, educadores, auxiliares), agentes de educação ambiental e turismo (Carsoscópio, ICNF, empresas de turismo aventura), parceiros de campanha de sensibilização 2024, espeleólogos, veterinários, técnicos CM e público em geral.

Inscrições: com o custo de 20 €, em: educacao.sensibilizacao@gmail.com .

Na noite de 6.ª feira, assinala-se a Noite Internacional dos Morcegos, e a Tapada Nacional de Mafra receberá uma visita noturna para “observar os investigadores, os cientistas que estudam as características destes pequenos mamíferos, como os capturam e que dados recolhem”. As inscrições para esta visita noturna encontram já esgotadas.

No sábado, 11 de maio, é a vez do Palácio Nacional de Mafra receber as III Jornadas Quiropterianas, que tem por tema “Morcegos em Mafra”.
Este será um evento de apresentação de trabalhos académicos, conservação e divulgação.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição em: educacao.sensibilizacao@gmail.com .

Como é do conhecimento geral, existe um excelente equilíbrio entre os morcegos que habitam Mafra e que ajudam a preservar os livros da famosa biblioteca do Palácio, protegendo-os dos insetos. No palácio, estes animais também têm como território de caça a Basílica e a Casa da Fazenda (conjunto de 7 salas destinadas maioritariamente à reserva de têxteis).

Partilhe o Artigo

Leia também