O Dia Internacional dos Museus foi comemorado hoje no concelho de Mafra, sem pompa nem circunstância, através da apresentação de um magnífico concerto de carrilhão protagonizado por Abel Chaves, o carrilhanista titular do Palácio Nacional de Mafra.
A anunciada presença da Ministra da Cultura acabou por não ocorrer, Graça Fonseca fez-se substituir pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. Presentes estiveram também as entidades políticas locais, o Diretor da Tapada Nacional de Mafra, Carlos Pais, o Comandante da Escola das Armas e naturalmente, Mário Pereira, Diretor do Palácio Nacional de Mafra. Presente também Sérgio Gorjão, um dos impulsionadores executivos da candidatura do Palácio, Tapada e Jardim do Cerco a Património Mundial da UNESCO, ocupando neste momento o cargo de secretário executivo da Comissão Nacional da UNESCO.
Abel Chaves, com a sua usual mestria tocou 12 peças, nas quais pontuaram compositores, autores e intérpretes, como Carlos Seixas, Bach, Mozart, John Lenon, Edith Piaf e Handel.
Tendo sido possível ouvir temas como Imagine, Ária (Suite para Orquestra nº 3), La Vie en Rose, Allegro (Sonata nº9), When You Wish Upon a Star e Coimbra.