Desde novembro que decorrem as obras de construção do novo centro de hemodiálise de Mafra localizado na zona da Quinta das Pevides.
Tendo em conta os planos da B. Braun, a empresa que irá explorar esta unidade, a previsão de abertura aponta para o primeiro semestre de 2021 e “a nova unidade irá oferecer soluções terapêuticas que respondem às necessidades e especificidades de cada doente, baseadas na inovação tecnológica, em equipamentos e produtos de excelência, suportados numa equipa de profissionais com larga experiência no tratamento da doença renal crónica”.
A hemodiálise consiste na utilização de aparelhos médicos destinados a remover do sangue os produtos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo, bem como a água em excesso, quando ocorrem doenças renais que os impedem de desempenhar aquelas funções. Serão sobretudo os doentes renais crónicos do concelho de Mafra e dos arredores, aqueles que mais beneficiarão deste novo centro.
A hemodiálise é um tratamento que tem de ser efetuado com regularidade, muitas vezes, pelo menos 3 vezes por semana. Pelo que a existência de uma clínica de hemodiálise no concelho terá um impacto muito positivo na qualidade de vida dos doentes renais crónicos que aqui vivem, reduzindo as distâncias entre o domicílio e a unidade de tratamento e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
As obras deviam ter ficado concluídas em janeiro, mas tal não aconteceu.