Em discussão na última reunião de câmara, realizada na passada 6.ª feira, esteve um documento aprovado por unanimidade, relativo à abertura de concurso público para a construção do Arquivo Municipal de Mafra.
A necessidade de construir um Arquivo Municipal, segundo a autarquia, surge porque “(…) as atuais instalações onde encontra tal espaço estão obsoletas tanto quanto às dimensões tanto quanto à melhor capacidade de receber e fornecer a informação que tantas vezes é fruto de pesquisa tanto internamente como por estudiosos de matérias do concelho (…)”, sendo assim necessário a implementação do mesmo num “espaço digno do património evocado”.
A empreitada para a construção do Arquivo Municipal tem como valor base 2 242 617,54 €, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.
O arquivo será instalado num armazém – que vai ser reabilitado e ampliado – com uma área de implantação e de construção de cerca de 462,10 m2 localizado na Rua Escritora Hélia Correia, em Mafra. Para além da reabilitação e ampliação do armazém, a obra irá requalificar a área envolvente.
Serão integradas no novo edifício, entre outras, salas de atendimento, leitura, trabalho técnico, reprodução/ digitalização, tratamento de documentos, desinfestação e limpeza de documentos, depósitos e arquivos.
O Prazo de execução da obra é de 450 dias, a contar da data da sua consignação.
[Imagem: CMM]