A Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira (SCME) acabou de emitir um comunicado no qual informa que 4 dos seus funcionários testaram positivo para a Covid-19.
Segundo o comunicado a suspeita de infeção por covid-19 surgiu no início desta semana na área administrativa da instituição, tendo então sido ativado o plano de contingência.
Todos os profissionais, colaboradores, clientes e utentes foram testados na 5ª feira, um total de 148 testes. Foram ontem conhecidos os resultados, que só hoje foram divulgados, resultados que revelaram 4 casos positivos em funcionários (da cozinha e da área administrativa), tendo os restantes testes resultados negativos. Nenhum dos utentes testou positivo. A cozinha e a área administrativa da instituição foram encerradas e todos os contactos próximos havidos com os infetados foram obrigados a isolamento profilático durante 14 dias.
Transcrevemos de seguida uma parte do comunicado que acaba de ser emitido pela Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira.
A suspeita de infecção por SARS-COV2 (Coronavírus), sentida no início desta semana na área administrativa da Instituição, em conformidade com o Plano de Contingência em vigor, levou-nos à informação imediata da Autoridade Regional de Saúde.
Sob a orientação da Delegação de Saúde de Mafra foram requisitados testes que abrangeram todo o universo de profissionais, colaboradores, clientes e utentes que integram as valências em funcionamento.
Durante o dia de 5ª feira, 6 de Agosto, foram realizados 148 testes e colhidas informações sobre a sintomatologia apresentada.
Na 6ª feira, dia 7 de Agosto, foram conhecidos os resultados que revelaram 4 casos positivos em funcionários da cozinha e área administrativa.
Todo o restante universo de colaboradores e funcionários teve resultado negativo, não existindo igualmente nenhum caso positivo entre os utentes.
Foram encerrados de imediato os espaços nucleares da infecção e obrigados a isolamento profilático de 14 dias todos os contactos próximos havidos com os infectados.
Esta situação leva-nos a alterações profundas no desempenho diário tendo sido de imediato tomadas medidas excepcionais que possibilitem aumentar os níveis de segurança até agora experimentados. Mais concretamente, foi encerrada a cozinha da instituição, estando neste momento as refeições a serem fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia de Mafra, a quem muito agradecemos.
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!
Houve um cuidado especial no lar da Ericeira no que concerne a Covid-19.
Contudo em relação á festa dos comunistas no Seixal onde vão estar mais de 100.000 pessoas,e feita nos moldes tradicionais , pode muito bem ser um desastre.Parece que ninguém receia nada.O governo tem o estrito dever de impedir tal evento , quanto mais não seja por uma questão de igualdade de tratamento . Vamos lá mostrar essa coragem, por dever á saúde das pessoas deste nosso País.