Está a decorrer o concurso público para a Requalificação do Largo da Praça da República no Sobral da Abelheira, concelho de Mafra.
O principal objetivo desta intervenção será a “otimização do espaço, de modo a permitir um maior uso destes por parte da população, sem prejuízo de uma proposta coerente, que promova a integração dos diferentes elementos urbanos que constituem e caracterizam a área de intervenção”.
Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a intervenção irá incidir na Praça da República e na área envolvente, incluindo os eixos que definem e delimitam a área de intervenção, designadamente a Rua da Escola Primária, a Travessa do Largo e a Estrada Municipal 551. Esta intervenção inclui demolição dos edifícios existentes (adquiridos pela Câmara Municipal de Mafra) e a implantação de um novo espaço para uso público.
Entre as intervenções previstas incluem-se:
- Demolição parcial da Praça da República e dos edifícios centrais, delimitados pela Rua Principal, a Rua da Escola e a Travessa do Largo, bem como um terceiro edifício devoluto adjacente à Travessa do Largo.
- Intervenção na área resultante das demolições, prevendo a construção de um espaço para uso público que articule e relacione os eixos que a delimitam.
- Realocação do “Monumento ao Morango” proveniente da Praça da República.
- Colocação de novas espécies arbóreas e arbustivas.
- Criação de novos lugares de estacionamento na margem a sul da atual Praça da República (resulta da anulação de 5 e criação de 6 lugares).
- Desenvolvimento de faixa de passeio pedonal na Rua da Escola, no seu troço até à Travessa do Largo.
- Colocação de passadeiras, promovendo a segurança do acesso pedonal, e a redução de velocidade num eixo com trânsito viário fluido e regular.
- Instalação de paragem para autocarros no sentido norte-sul.
- Colocação de mobiliário urbano (bancos em betão, papeleira, paragem de autocarro).
- Reorganização pontual das infraestruturas (enterrar os cabos da rede elétrica e telecomunicações, remodelação da conduta de abastecimento de água existente instalada na Rua Principal e consequente substituição da tubagem, readequação da rede de captação de águas pluviais e realocação da contentorização de superfície).
O preço base do procedimento é de 242.149,21 € e o prazo de execução das obras (prazo inicial sem incluir as já useiras renovações) é de 120 dias.
A apresentação de propostas termina às 17 horas do próximo dia 12 de setembro.