A Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai este ano dar início a uma nova série de moedas alusiva ao tema «Dinossauros de Portugal». A primeira moeda será dedicada ao Dinheirosaurus lourinhanensis, UMA espécie de saurópode diplodocídeo do jurássico superior, identificado na região da Lourinhã.
Estas moedas de coleção terão as seguintes características:
“A moeda designada «Dinheirosaurus lourinhanensis» apresenta no anverso em cima, à esquerda, vértebras articuladas de Dinheirosaurus lourinhanensis; abaixo, no campo central, um trilho de pegadas e a silhueta do dinossauro afastando -se, no quadrante inferior direito o valor facial e o escudo nacional, na orla inferior direita a legenda «Portugal 2021»; no reverso, ocupando a maior parte do campo central, o dinossauro saurópode integrado no respetivo paleoambiente, na orla inferior esquerda o nome científico da espécie Dinheirossaurus lourinhanensis, na orla superiordireita a indicação da autora e a legenda «Casa da Moeda». A versão de acabamento proof tem alguns apontamentos de cor;
O valor facial para as moedas da coleção “Dinheirosaurus lourinhanensis” seráde 5,00 €, sendo cunhadas com “acabamento normal e com acabamento especial do tipo «Provas numismáticas» (proof)”.
O limite de emissão das moedas desta coleção atinge os 135.000 € e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda está autorizada a cunhar até 2.000 moedas em prata, com acabamento especial do tipo «Provas numismáticas» (proof).