Na próxima 6.ª feira, a ÉTER – Produção Cultural volta a cena com o “Memorial do Convento” desta feita no Museu de Cerâmica de Sacavém, no concelho de Loures.
Sinopse:
Ansiando por um filho que tarda, o rei D. João V é avisado por frei António de São José: Mande V. Majestade fazer um convento de franciscanos em Mafra e Deus vos dará descendência.
O desejo real desencadeará uma epopeia de homens, um esforço hercúleo de milhares de trabalhadores arregimentados em todo o país, de arquitetos, engenheiros e materiais vindos do estrangeiro e pagos a peso de ouro do Brasil, esgotando-o.
Unidos por um amor natural, Blimunda e Baltasar reúnem-se ao padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar.
A passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda, recolhendo as vontades humanas (as nuvens fechadas), que alimentarão a máquina e a farão voar.
Sobre as obras do Convento de Mafra terá passado o Espírito Santo, dizem os padres e acredita o povo. Voar, nesse tempo, não sendo obra de Deus, só poderia sê-lo do demónio, e assim se anuncia o fim trágico das três personagens maravilhosas.
Data: 18 de novembro
Hora: 21h00
Local: Museu de Cerâmica de Sacavém
Classificação etária: M/12
Duração: 90 min (aprox.)
A entrada é livre mediante reserva para dac@cm-loures.pt ou do telefone 211 150 660.
[Imagem: rota memorial do convento]