Sinopse: Ponte de Lousa será o ponto de partida desta caminhada. Neste local sugerimos que atente num relógio de sol, exposto numa fachada junto aos antigos lavadouros, e que se desloque até à ponte, onde está, junto ao cunhal de
uma habitação, uma pedra do Termo da cidade de Lisboa. Recomendamos a visita à capela do Espírito Santo, localizada no extremo oposto da povoação.
Iniciamos a caminhada acompanhando o rio de Lousa, curso de água que alimentou várias azenhas. Mais à frente iremos subir pela Encosta da Saúde, até à gruta do Tufo. Próximo de Carcavelos iremos infletir para a Choutaria, atravessar a ribeira de Monfirre, seguir pelo sopé da Serra de Monfirre, atravessar a serra da Carva junto aos Bolores, com passagem pela gruta do Penedo do Gato e descer, finalmente, para Ponte de Lousa.
Data: 22 de janeiro
Hora de encontro: 9h00
Local de encontro/ chegada: Ponte de Lousa (no cruzamento de Ponte de Lousa via Negrais)
Distância: 14Km
Duração aproximada: 5 horas
Dificuldade: Média
Mínimo de oito e máximo de vinte participantes
Participação gratuita mediante inscrição prévia obrigatória (até 19 de janeiro) através: dd@cm-loures.pt ou dos telefones 211 151 176 e 211 151 157.
Notas: Participação gratuita, mediante reserva prévia obrigatória. Participação condicionada às normas vigentes no quadro da pandemia de Covid-19. Uso obrigatório de máscara até ao início da caminhada e manutenção da distância de segurança entre participantes, mínimo 2 metros.
Levar água, reforço alimentar e calçado/equipamento adequado; tem seguro incluído.
Atividade sujeita a alteração.
[Imagem: CML]