Linha SNS 24 lançou novo serviço de Teleconsulta

Teleconsulta SNS

Linha SNS 24 lançou novo serviço de Teleconsulta

 

Entrou esta semana em vigor um novo serviço de encaminhamento do SNS 24 (808 24 24 24), a Teleconsulta Linha SNS 24.

Este novo serviço destina-se a utentes que, após triagem e avaliação clínica realizada pelo profissional de saúde através do SNS 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, de modo a reforçar o acesso a cuidados de saúde e otimizar recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Se durante a consulta o médico poderá determinar a necessidade de atendimento presencial, caso os sintomas ou a gravidade da condição do utente o exijam.

A Teleconsulta Linha SNS 24 não inclui vigilância de doenças crónicas, renovação de medicação ou avaliação de resultados de exames.

Os serviços partilhados do ministério da saúde explicam como funciona este novo serviço.

Como funciona?

Após a triagem realizada pela Linha SNS 24, e com encaminhamento para teleconsulta, o/a utente irá receber um link através de SMS (mensagem por telemóvel).  A teleconsulta em videochamada realiza-se através de uma plataforma de transmissão online (streaming), cujo acesso pode ser feito pelo Portal SNS 24, utilizando o link que recebeu através de SMS, ou pela App SNS 24, caso tenha a aplicação móvel instalada.

Para realizar a teleconsulta, o/a utente precisa de acesso a telemóvel e a um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet. Deverá também assegurar que se encontra num ambiente tranquilo, sem interferências externas, para preservar a privacidade da consulta.

Este novo serviço de encaminhamento é realizado através de videochamada por médicos especialistas em medicina geral e familiar, com acesso aos sistemas de informação integrados, permitindo-lhes fazer o diagnóstico médico e, se necessário, proceder à prescrição de terapêutica, bem como estabelecer um plano de cuidados de saúde para o/a utente.

[Imagem: SNS24]
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