Disputou-se em Braga a quarta e penúltima jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting.
Entre mais de 30 pilotos na categoria X30, encontrava-se Santiago Ribeiro que conquistou a pole-position e a vitória na manga de qualificação de domingo, ficando depois a 0,1s do pódio na Final.
Aos 17 anos, o jovem piloto da Ericeira, está este ano a lutar pelos primeiros lugares na categoria mais exigente do Campeonato de Portugal de Karting, num pelotão que chega a ter quase 40 concorrentes.
Resumo da prestação de Santiago Ribeiro nesta 4.ª etapa do Campeonato:
Este fim de semana, em Braga, o promissor piloto da Ericeira voltou a mostrar a sua rapidez, principalmente na prova de domingo. No sábado, um toque e penalização na manga de qualificação obrigou-o a largar para a Final do 16.º lugar. Sem baixar os braços, Santiago Ribeiro fez mais uma recuperação de garra, fazendo nada menos de 10 ultrapassagens na Final, para terminar no top-6.
No domingo, esteve ainda mais rápido e conquistou a pole-position (e um ponto-extra) nos treinos cronometrados, com uma volta em 53,467s. Na manga de qualificação, confirmou o andamento com uma vitória indiscutível, a que juntou a volta mais rápida da corrida (54,281s). Na Final, Santiago Ribeiro arrancou bem, liderou as primeiras voltas, mas a escolha de pneus e a carburação do seu motor acabaram por condicioná-lo na segunda metade da corrida, vindo a terminar no 4.º lugar, a 0,1s dos lugares do pódio.
“Senti-me rápido e competitivo logo desde os treinos livres e, por isso, o toque na manga de sábado foi muito penalizador em termos de resultado na Final. No domingo, voltei ao meu andamento normal, fizemos a pole position e ganhámos a manga, o que deixava boas perspetivas para a Final.
Se calhar, devíamos ter pneus mais frescos para a Final, porque houve uma certa quebra de performance depois das primeiras voltas, mas ainda assim acumulámos pontos importantes para o campeonato e estamos na luta pelo vice-campeonato. Pelo menos o andamento que demonstrámos aqui em Braga dá-nos confiança para a decisão do CPK e também para a Taça de Portugal, que será nesta pista, em outubro”, afirmou Santiago Ribeiro no final da prova.
[Imagens: mediap8]