Decorreu, em Soumagne, Bélgica, o 20.º Campeonato Europeu de Goju-Ryu e em prova estiveram 6 atletas do Núcleo de Karaté da Ericeira (NKE).
Os atletas do NKE disputaram um total de 10 categorias de Kata e Kumite e trouxeram para casa, uma medalha de ouro, uma medalha de prata e três medalhas de bronze.
Miguel Moreno, na sua primeira participação internacional sagrou-se campeão europeu de Goju-Ryu na categoria Kata 10-11 anos.
Carlos Sobral, também ele estreante em competições internacionais, sagou-se vice-campeão europeu de Goju-Ryu na categoria de Kumite 12-13 anos (-50Kg).
As medalhas de bronze foram conquistadas por Rodrigo Nunes e Rodrigo Gaspar.
As medalhas ficaram assim distribuídas:
- 1.º Lugar: Miguel Moreno (Kata 10-11 anos)
- 2.º Lugar: Carlos Sobral (Kumite 12-13 anos (-50Kg))
- 3.º Lugar: Rodrigo Nunes (Kata 8-9 anos)
- 3.º Lugar: Rodrigo Gaspar (Kata 12-13 anos)
- 3.º Lugar: Rodrigo Gaspar (Kumite 12-13 anos (+55Kg))
Afastados nas eliminatórias ficaram Gil Filipe (kata 12-13 anos) e Martim Oliveira (Kata Cadete e Kumite Cadete (52Kg))
O clube refere em comunicado.que “para a maioria dos atletas foi a primeira prova internacional, o que é sempre uma grande emoção para todos. Estamos muito orgulhosos de todos os atletas. Dos que trouxeram medalhas, naturalmente, mas também sentimos um orgulho enorme naqueles que, não tendo alcançado o pódio, demonstraram uma grande atitude e apoiaram os colegas com uma força incrível até ao fim.”.
“(…) não podemos deixar de referir que a competição em si, revelou muitas falhas de organização e graves incumprimentos do Regulamento, como sendo: falta de árbitros, tatamis sem as dimensões regularmentares, atletas em simultâneo num mesmo tatami (reduzido), sorteios alterados 2 e 3 vezes sem justiicação, sobreposição de provas da mesma categoria. Tudo isto comprometeu naturalmente o bom desenrolar da prova e o desempenho dos atletas. A organização não esteve à altura de uma prova que recebe atletas de toda a Europa, com todo o esforço que isso representa por parte das comitivas. Lamentamos.”, acrescentou ainda o clube.
[Imagens: NKE]