Karaté | Martim Oliveira (NK Ericeira) sagrou-se Campeão Regional
Decorreu no final do mês de outubro o Campeonato Regional Centro Sul em Karaté, nos escalões de Cadetes, Juniores e Sub21.
Organizado pela Federação Nacional de Karaté, o campeonato decorreu no Pavilhão Desportivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo – Aristides de Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira.
O Núcleo de Karaté da Ericeira (NKE) este presente com três atletas e conquistou três medalhas.
A classificação dos atletas do NKE foi a seguinte:
- 1.º lugar: Martim Oliveira – Campeão Regional Kata Júnior
- 3.º lugar: Rodrigo Gaspar (Kata Cadete)
- 3.º lugar: Diogo Gonçalves (Kata Júnior)
karaté
Esta arte marcial de origem japonesa que consiste na defesa pessoal sem o recurso a armas, apenas se utilizando a aplicação de golpes rápidos de mãos e de pés em zonas vitais do corpo do adversário. Simboliza a essência da filosofia budista Zen, que consiste na prática da meditação aliada à postura descontraída do corpo. O fundamento básico para a prática desta arte marcial é afastar qualquer espírito de agressão ou vingança. O karaté é considerado a base de todas as artes marciais orientais.
As suas origens remontam ao século XIV, à pequena cidade japonesa de Okinawa, onde existia o “te” (“mão”), uma arte de defesa.
No século XVI, esta arte marcial ganhou mais importância com o estabelecimento de leis anti-armas em Okinawa. Este desporto era então o meio de defesa por excelência.
Os métodos de treino desta modalidade eram secretos e, por isso, levou bastante tempo até que esta se tornasse uma arte marcial praticada em todo o mundo.
Apenas no início do século XX alguns mestres começaram a divulgar este meio de defesa por todo o Japão, tendo atingido grande popularidade.
[Imagem: NKE]