Jorge Fonseca acabou de conquistar a 1.ª medalha para Portugal, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Judoca português conquistou a medalha de bronze no judo, na categoria -100kg.
O atleta, que fez história no desporto português ao tornar-se o primeiro judoca com o estatuto de bicampeão mundial, no final do combate afirmou que “trabalhei para o ouro, consegui o bronze. Não correu como queria, agora é trabalhar para conquistar o ouro em Paris. Trabalho para o ouro, não para o bronze, vou continuar a trabalhar porque quero ser o melhor do desporto nacional”.
Para chegar ao bronze, Jorge Fonseca venceu o belga Toma Nikiforov, o russo Niiaz Iliasov, foi derrotado pelo coreano Guham Cho e no último combate venceu o canadiano Shady Elnahas, por waza-ari.
A Equipa Portugal, que traçou como objetivos para estes jogos Olímpicos a conquista de 2 medalhas, 12 diplomas e 26 top-16, até ao momento alcançou já 1 medalha e 4 diplomas.
Os diplomas foram conquistados por Yolanda Sequeira (surf), Gustavo Ribeiro (skate), Catarina Costa (judo) e a seleção portuguesa de ensino em equestre (Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão).
O diploma olímpico é atribuído aos atletas que ficam classificados entre a quarta e a oitava posição na final de cada disciplina.
Jorge Fonseca conquistou a 25.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.