No passado fim de semana, o Pavilhão Multiusos de Odivelas acolheu o Campeonato do Mundo de Judo Juniores 2023.
O Campeonato contou com a participação de 158 atletas (80 masculinos e 78 femininos) em representação de 15 países de 3 continentes, 10 deles representaram a seleção nacional e um deles é de Mafra.
Entre os atletas Lusos em prova foram esteve Guilherme Silva atleta de Mafra (secção de Judo do Grupo Recreativo Gonçalvinhense (GRG)).
Na competição individual, Guilherme Silva, foi eliminado da competição devido a uma infração cometida.
“Apesar do bom combate realizado, o Guilherme, bicampeão nacional neste Escalão, não levou de vencida o seu primeiro adversário por motivo da realização de uma infração, acabando assim por ser precocemente eliminado da competição.” GRG
No último dia da competição, foi dia das equipas mistas discutirem os lugares do pódio. A equipa portuguesa constituída por Maria Silveira (-48 kg), Mafalda Silva (-63 kg), Tais Pina (-63 kg) (- 70 kg), Rosa Mane (+78 kg), Otari Kvantidze (-73 kg), Tomas Gomes (-73 kg), Pedro Lima (-90 kg), Diogo Luís (-90 kg), Diogo Chantre (-90 kg) e Guilherme Silva (-100 kg) alcançou o terceiro lugar do pódio.
Para chegar à Medalha de Bronze Portugal teve de eliminar a Alemanha (uma das equipas consideradas mais fortes) e o Cazaquistão, perdeu frente à França e venceu o Uzequistão.
As melhores seleções mundiais de judo júnior são:
1 – Japão
2 – França
3 – Portugal
3 – Brasil
5 – Uzbequistão
5 – Azerbaijão
[Imagens: Internacional Judo Federation]