Jovens já podem renovar o passe navegante no telemóvel

Passe navegante

Jovens podem agora renovar o passe navegante no telemóvel

 

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), gestora do passe Navegante, informou hoje que “a App navegante® passa a disponibilizar uma nova funcionalidade que permite ativar o acesso ao desconto para os estudantes e realizar o carregamento com validade prolongada, deixando de ser necessário carregar o passe todos os meses”.

Assim, os jovens com menos de 19 anos já não precisam de se deslocar às lojas e estar na fila para renovar o passe no início de cada ano letivo bastando “atualizar o passe navegante® na App que o passe fica válido até ao final do mês em que faz 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (o cartão navegante® tem uma validade de 5 anos)”.

Para os jovens com mais de 19 anos, continua a ser necessária a “prova de frequência escolar a entregar todos os inícios de ano letivo, mas o passe fica valido durante um ano, não sendo necessário carregar todos os meses”.

Existem três condições para que estas operações possam ser realizadas de imediato via App navegante®:

  • Ter o Número de Identificação Fiscal (NIF) atualizado nos dados de identificação do cartão navegante®.
  • Que para esse NIF apenas exista um único cartão navegante® ativo (ou antigo cartão Lisboa viva).
  • Fazer prova de matrícula em instituição de ensino para alunos a partir dos 19 anos de idade.

A TML refere que no caso de os elementos anteriormente referidos não estarem atualizados, pode, através da App navegante®, (1) associar o NIF a um determinado cartão, (2) escolher o cartão (no caso do utilizador ter mais do que um cartão associado) que passa a utilizar com o título gratuito, e (3) submeter o comprovativo de matrícula (documento em PDF, JPG ou PNG), não sendo para isso “necessário qualquer ida a uma loja para efetuar estas operações, uma vez que o processo via App é automático e desmaterializado”.

No entanto, e caso não pretenda fazer estas atualizações via App, poderá também fazer a atualização dos dados através do telefone 218 206 050, sendo neste caso necessário aguardar 24h / 48h para poder efetuar o carregamento do passe navegante® através da App.

 

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário