José Cid conquista Grammy por Excelência Musical

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

José Cid conquista Grammy por Excelência Musical

A Academia Latina da Gravação anunciou hoje que José Cid irá receber, em novembro, um Grammy por Excelência Musical (1).

Os escolhidos para receber o Prémio de Excelência Musical deste ano são: Eva Ayllón, Joan Baez, José Cid, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma”.

Cada uma dessas lendas continua a deixar a sua marca no mundo da música latina através do seu talento, graça e paixão por criar sons que vibram em todas as nossas comunidades e ajudando a construir a nossa música por décadas. Estamos ansiosos para destacar as suas conquistas durante a nossa histórica 20.ª semana de aniversário do Latin GRAMMY.”, são palavras de Gabriel Abaroa Jr., Presidente/CEO da Academia Latina da Gravação

Sobre José Cid o comunicado da Academia destaca:
“José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo ao estilo original do pop-rock português. Em 1956, o surgimento de sua banda cover Os Babies marcou um momento de “antes e depois” para o pop-rock em Portugal. O seu próximo grupo, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicodélica e lançamentos inovadores, como o enorme sucesso de 1967 “A Lenda De El-Rei D. Sebastião”. Continuando como artista solo, em 1978 lançou 10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte, considerado uma obra prima do rock progressivo. Ao atingir um novo estágio de maturidade musical nos anos 1980, Cid transformou seu songbook (cancioneiro) das raízes de Portugal no maravilhoso Fado de Sempre. Com dezenas de sucessos, ele continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns de shows ao vivo”.

José Cid já reagiu a este prémio :
“Com este prémio . Sem duvida que este é o prémio entre outros o prémio mais importante, de pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta, um reconhecimento que o público Português nunca me negou! Antes pelo contrário! Estou também feliz porque o Pop rock Português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras , é reconhecido a este nível. Parabens a todos os meus colegas escrevem e cantam em Português”! Bem hajam e que Deus nos proteja!”

O prémio será entregue durante a cerimónia que irá decorrer no Waldorf Astoria Las Vegas, a 13 de novembro.

Carlos do Carmo também já tinha sido agraciado com o Prémio à Excelência Musical em 2014.

(1) O Prémio de Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina. O Prêmio da Junta Diretiva é conferido a indivíduos que fizeram contribuições significativas, além de performance, à música durante suas carreiras. O Conselho de Diretores da Academia Latina da Gravação é o órgão que vota as duas distinções.

[Imagem: Latin GRAMMYs]

Partilhe o Artigo

Leia também