Realizaram-se ontem, as primeiras eleições indiretas dos presidentes e vice-presidentes das 5 comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) do país.
Esta foi uma eleição envolta em polémica, uma vez que houve um acordo entre PS e PSD para distribuir os lugares dos dois altos cargos em disputa.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Modernização do Estado e Administração Pública “o ato eleitoral decorreu com normalidade” e a taxa de participação global na eleição dos vice-presidentes foi de 89,6% e de 85,4%, na eleição dos presidentes.
Mafra, Torres Vedras e Sintra são 3 dos concelhos enquadrados na CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, a qual é constituída por parte da Área Metropolitana de Lisboa (NUTS III), Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste, englobando uma área de 12 216 Km2.
Na CCDR de Lisboa e Vale do Tejo foram eleitos:
- Presidente: Maria Teresa Mourão de Almeida
- Vice-presidente: Joaquim Francisco da Silva Sardinha
Joaquim Sardinha é vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra e foi agora eleito vice-presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo com 33 votos dos 45 votantes (dos 52 presidentes de câmara inscritos apenas votaram 45), registando-se ainda 11 votos em branco e 1 voto nulo.
A favor do novo orçamento de estado, outro partido não faria melhor.