Foi ontem lançado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, o Ponto navegante®.
O Ponto navegante® é uma máquina que faz a emissão de um cartão navegante personalizado no momento, bastando para isso ter consigo o cartão de cidadão válido e um cartão bancário.
Assim sem preenchimento de formulários, sem necessidade de fotografia e sem espera é bem mais fácil, rápido e acessível emitir um cartão navegante.
A AML refere que “com o Ponto navegante® pode ter o seu ‘Passe na Hora’, ou seja, realizar o pedido de cartão navegante urgente, obtê-lo no momento e carregá-lo de seguida. Tudo no mesmo local e em regime de self-service”.
O Ponto navegante® permite ainda carregar o seu cartão navegante® de uso ocasional ou o seu VIVA Viagem.
Esta nova maquina foi desenhada “para ser inclusivo, estando adaptado a quem tem mobilidade reduzida e os ecrãs foram desenhados para serem lidos por pessoas que tenham qualquer grau de daltonismo”.
Como se processa a emissão do cartão navegante personalizado?
1. Introduza o seu cartão de cidadão, os dados são recolhidos automaticamente (inclusivamente a fotografia).
2. Introduza o seu código postal para o preenchimento automático da sua morada.
3. Aceite os termos e condições de emissão e de utilização do cartão navegante®.
4. Preencha o seu email para receber a fatura por email.
5. Realize o pagamento com cartão Multibanco.
6. Aguarde uns segundos e retire o seu cartão navegante®.
Os 18 municípios que integram a área metropolitana são Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.