Arrancou ontem a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2021, que terminará no próximo dia 20 de agosto.
Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) existem este ano 52.963 vagas, incluindo 52.242 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais.(1) Há este ano um aumento de 2% face ao número de vagas disponibilizadas no ano anterior.
Ontem, 6 de agosto, foram já apresentadas 11.551 candidaturas.
A candidatura deve ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt). No acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou com a chave móvel digital.
Consulte (aqui) o Índice de Cursos, onde poderá encontrar os pares instituição/curso organizados para o próximo ano letivo.
O prazo normal para a apresentação da candidatura nesta 1ª fase termina a 20 de agosto. Seguir-se-ão uma 2.ª e uma 3.ª fase de candidatura com as seguintes datas:
– Apresentação da candidatura à 2.ª fase: de 27 setembro a 8 outubro
– Apresentação da candidatura à 3.ª fase: de 21 outubro a 25 outubro
A evolução das candidaturas será atualizada diariamente no portal da DGES (aqui).
(1) Realizados diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso em cursos de música, teatro, cinema e dança.