Itália
A Itália é um país rico em história, cultura e tradição, localizado no sul da Europa.
Conhecida pela sua impressionante herança do Império Romano e do Renascimento, a Itália abriga alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como o Coliseu, a Torre de Pisa e o Vaticano.
Roma, a sua capital, é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de ruínas antigas e obras de arte. Outras cidades icónicas incluem Florença, berço do Renascimento, Veneza, famosa pelos seus canais românticos, e Milão, um grande centro da moda e economia.
A gastronomia italiana é uma das mais apreciadas no mundo, com pratos como pizza, pasta e sobremesas deliciosas, como o tiramisu. O país também é famoso pela sua produção de vinhos, com regiões vinícolas célebres, como a Toscânia e o Piemonte.
Além da cultura e da culinária, a Itália tem paisagens deslumbrantes, desde os Alpes no norte até as praias paradisíacas da Sicília e da Costa Amalfitana.
Clima
Mediterrânico: quente e húmido no verão, frio e chuvoso no inverno.
Existem alguns vulcões ativos ou semi-ativos no país, que podem por vezes condicionar o espaço aéreo. Tanto no caso dos vulcões como no de atividade sísmica, devem ser sempre seguidos os conselhos da proteção civil local.
Língua
Italiano.
Moeda local / sistema bancário
A moeda local é o euro. Embora os cartões de crédito se tenham generalizado, é aconselhável a posse de alguns euros. Nem todas as máquinas automáticas aceitam o cartão multibanco.
Diferença de hora
Itália está adiantada 1 hora relativamente à hora de Lisboa.
(Exemplo: 18h00 em Lisboa corresponde a 19h00 em França).
Regime de entrada e estadia
Apesar de ser suficiente o bilhete de identidade/cartão do cidadão, caso seja titular de passaporte válido, pode o cidadão tê-lo consigo, em lugar seguro. A aplicação Id.gov.pt não substitui os documentos de identidade ou de viagem.
Condições de segurança
Embora os níveis de criminalidade sejam baixos, deve-se prestar atenção nos transportes públicos e em zonas onde se encontrem ou formem grandes multidões, uma vez que são muito frequentes os roubos de carteiras, quase sempre de forma impercetível. Um cuidado especial é recomendado nos principais locais turísticos, nos transportes públicos e nas estações de comboios ou centrais rodoviárias: Estação Termini em Roma, Estação Central de Milão, Estação de Santa Maria Novella em Florença, e Estação Central de Nápoles, bem como nos meios de transporte público e nos locais turísticos de maior afluência de visitantes, incluindo paragens de autocarros, restaurantes, cafés e esplanadas.
Recomenda-se ainda especial atenção na utilização de multibancos, dado que por vezes se verifica a ocorrência de diversos esquemas fraudulentos (como duplicação da banda magnética do cartão bancário ou gravação do PIN). Opte por caixas multibanco situadas em locais centrais e bem iluminados.
Números de telefone de Emergência
Emergências: 113
Bombeiros: 115
Guarda nacional/Carabinieri (número geral): 112
Transportes
Transportes Públicos
São relativamente frequentes as greves dos transportes públicos cujo pré-aviso nem sempre é feito com muita antecedência. Para mais informações, consulte o site do Ministério das Infraestruturas e dos Transportes ou os sites das empresas públicas de transportes de cada região.
Viajar de carro
A Itália possui uma boa rede de estradas.
Alerta-se para o facto de, em várias cidades italianas, nos respetivos centros históricos, assinalados como ZTL (“Zona Traffico Limitato”) e vigiados por vídeocâmaras, ser admitida a circulação apenas a táxis, serviços públicos e a automóveis munidos de autorização para o efeito.
No link http://www.unicataxibologna.it/utilita/ztl.pdf pode consultar uma listagem das principais cidades italianas com limitações de circulação no respetivo centro histórico (ZTL).
Informações complementares sobre as restrições ao trânsito nas cidades visitadas poderão pesquisadas no link europeu http://europa.eu
Saúde
As condições sanitárias em Itália são idênticas às do nosso país.
O viajante deve ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para poder beneficiar, nos mesmos termos que os nacionais italianos, das prestações de saúde que possam ser necessárias, durante a estadia no país. A repatriação médica, ou o prosseguimento de tratamentos médicos anteriormente iniciados, ou tratamentos de natureza não urgente, não estão incluídos ou abrangidos por aqueles cuidados.
Seguros: é aconselhável a realização de um seguro de viagem em Portugal, com aplicação em Itália.
Telecomunicações
Boas. A rede telefónica é moderna e permite o acesso a telemóveis.
O indicativo do país é (00 39).
[Informação: MNE]
![]() Roma | ![]() Palermo |
![]() Veneza | ![]() Nápoles |
![]() Catânia | ![]() Siracusa |