O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta tarde um comunicado sobre o estado do tempo previsto para os próximos dias.
Assim, o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por “um anticiclone localizado a oeste do arquipélago dos Açores, estendendo-se em crista para a península Ibérica e pela passagem de um sistema frontal em dissipação no dia 12”.
As temperaturas vão manter-se “acima da normal climatológica desta época do ano”, apontando a previsão para que a temperatura máxima registe valores entre 30 e 35°C nas regiões do interior.
A previsão aponta para que o céu “continue pouco nublado ou limpo” embora possa apresentar “períodos de maior nebulosidade no interior Norte e Centro durante as tardes e no litoral oeste durante as manhãs”.
Em algumas zonas do interior Norte e Centro, nas tardes dos dias 12 e 14, “existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados por trovoada”.
Já o vento será, em geral, fraco, mas irá soprar de forma moderada (até 35 km/h) de “noroeste no litoral oeste durante a tarde, a predominar do quadrante oeste nas terras altas, e de sueste no Algarve na manhã do dia 12”.
O índice de radiação ultravioleta vai situar-se entre elevado e muito elevado, sendo aconselhado a utilização de proteção, em especial nas horas centrais do dia.
Atenção que nem todas as praias do país se encontram com vigilância, dado que a data de início da época balnear 2022 varia entre os vários concelhos.