De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a próxima semana será “bastante diferente da semana que agora termina, com uma descida generalizada das temperaturas, já sentida a partir de amanhã e com um expectável regresso da precipitação, embora exista uma elevada incerteza nas quantidades e localizações da mesma.”.
Devido a um anticiclone posicionado a nordeste dos Açores, a previsão aponta para “um fluxo de norte, intenso no litoral oeste e terras altas até quarta-feira, devendo enfraquecer ao longo da semana com o deslocamento do anticiclone para oeste”.
A aproximação de uma depressão ao território da Península Ibérica na próxima quinta-feira (31 de agosto) irá “influenciar o regime de ventos, apresentado a partir desse dia um rumo variável dependente do posicionamento desta depressão, sendo moderado a fraco”.
Esta depressão será responsável pelo regresso da chuva ao continente no próximo fim de semana (1 a 3 de setembro). A precipitação será “em regime de aguaceiros ou chuva, generalizados a todo o território” embora as “zonas montanhosas do litoral Norte e Centro” sejam os locais onde a precipitação deverá ser mais frequente.
O IPMA não exclui a possibilidade de “episódios de precipitação moderada nos dias 2 e 3 de setembro”, período em que a depressão se “deslocará de norte para sul numa trajetória muito próxima do território continental”.
A partir de amanhã, 28 de agosto, as temperaturas máximas “só serão superiores a 30°C a sul do sistema Montejunto Estrela, devendo mesmo ficar abaixo deste valor a partir do meio da semana”. Já as temperaturas mínimas na zona norte “irão descer para valores que poderão chegar a 10°C”.
Assim, a temperatura máxima deverá variar ao longo da semana:
- entre 23°C e 31°C nas regiões do interior norte e centro
- entre 26°C e 34°C na região Sul
- entre 21°C e 30°C na zona litoral oeste
- entre 27°C e 35°C na zona litoral sul.
A temperatura mínima no território continental estará entre os 14°C e os 18°C na região Sul e entre os 10°C e os 16°C nas regiões Norte e Centro.