De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a próxima semana será “muito semelhante à que agora termina, por vezes com a aproximação de algumas perturbações frontais às regiões do litoral Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca ou nebulosidade baixa que tenderá a dissipar durante a manhã”.
A Península Ibérica estará sob a influência de um fluxo predominante do quadrante norte ou de oeste, transportando massas de ar relativamente quente e húmido.
O IPMA prevê ainda que a “anomalia da temperatura média irá manter-se ligeiramente abaixo do normal”, mas a recuperação dos valores da temperatura máxima está prevista para dia 26 de julho, com a temperatura máxima a poder atingir “pontualmente 37°C na região do vale do Douro, do Tejo e no Alentejo”. No início da semana a temperatura máxima deverá variar entre 22 e 32°C nas capitais de distrito.
Quanto à temperatura mínima, esta deverá variar entre 9 a 20°C, prevendo-se noites tropicais no sotavento Algarvio a partir de meados da semana.