De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na próxima semana, um anticiclone que “deverá localizar-se a oeste ou a norte do arquipélago dos Açores, facilitando por vezes a aproximação ou formação de depressões ao largo da Península Ibérica para o final da semana”.
Situação que irá manter a temperatura média do ar “acima do normal para a época do ano, aproximadamente entre 1 a 6°C, praticamente em todo o território continental”.
O IPMA prevê “um episódio de tempo seco e quente” entre o dia de hoje, 20 de agosto, e a próxima 4.ª feira, 24 de agosto, sendo que o “momento que o pico de temperatura” deverá ser atingido nos dias 22 e 23 de agosto.
Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 22-38°C, podendo atingir pontualmente os 39-42°C nas “zonas mais interiores do vale do Tejo e do Douro e no interior do Alentejo e Algarve”.
A temperatura mínima irá variar entre 12-24°C, sendo “mais elevada nas regiões do interior, em especial no Algarve, interior do Alentejo e pontualmente no vale do Tejo”.