Com a aproximação da Páscoa, o IPMA, emitiu esta tarde um comunicado com a previsão do estado do tempo em Portugal Continental para esta semana.
O comunicado é o seguinte:
O estado do tempo nos próximos dias será condicionado pela depressão Evelyn, centrada a noroeste do Continente, e em deslocamento para leste, e por um anticiclone a sudoeste dos Açores, que irá intensificar-se neste período, influenciando o estado do tempo a partir do meio da semana.
Assim, prevê-se a ocorrência de aguaceiros generalizados a todo o território até ao final da tarde de dia 12, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada até final da manhã e o vento será do quadrante sul, rodando gradualmente para noroeste durante a tarde, soprando por vezes forte, até 40 km/h, nas terras altas.
No dia 13, quarta-feira, prevê-se ainda a ocorrência de aguaceiros fracos no litoral Norte e Centro até meio da tarde, uma diminuição gradual da nebulosidade, vento do quadrante norte, por vezes forte nas terras altas.
Espera-se uma subida gradual da temperatura máxima até sexta-feira, dia 15, onde se espera que os valores atinjam 25 a 28ºC no vale do Tejo e Alentejo, e entre 20 e 25ºC no litoral.
No feriado e fim de semana da Páscoa, dias 15, 16 e 17 de abril, o estado do tempo deverá manter-se estável, com céu em geral pouco nublado e temperaturas sem alteração significativa.
Comunicado válido entre 2022-04-11 17:58:00 e 2022-04-17 23:59:00