Os Prémios de Proteção e Valorização do Património Azulejar português (e/ou de origem/tradição portuguesa) designados Prémios SOS Azulejo, foram instituídos em 2010.
Entre os nove prémios e seis menções honrosas atribuídos pelo júri, encontra-se o Prémio “Intervenção de Conservação e Restauro” concedido a Ana Bidarra – Cinábrio / RC3 / Infraestruturas de Portugal (IP) pelo trabalho de conservação e restauro dos painéis azulejares das estações da Linha do Oeste (Caldas da Rainha, Valado, Outeiro, Bombarral, Mafra, Leiria e Óbidos).
De acordo com a IP “estes painéis representam uma iconografia e etnografia simples e direta, representando espaços bucólicos, figuras, monumentos, tradições e trabalhos campestres, perpetuando tradições e memórias das realidades regionais às quais as populações atribuem grande valor histórico e simbólico”.
Os trabalhos contemplaram a “remoção de azulejos em destacamento, limpezas de faces nobres e tardozes, colagens, consolidações, tratamentos dos suportes, preenchimentos, consolidações, reintegrações cromáticas, cozedura de azulejos existentes para irradiação de algas e refechamento de juntas e limpeza”.
A cerimónia de entrega dos Prémios SOS Azulejo realizar-se-á a 9 de novembro, no Palácio Marquês da Fronteira.