Aprovada a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa
No último Conselho de Ministros, o governo aprovou a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, linha que vai percorrer os concelhos de Loures e Odivelas.
A Linha Violeta, que terá transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas, será um sistema de metro ligeiro de superfície contando com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão (a previsão inicial era de 19 estações e 13 km de extensão – ver artigo do Jornal de Mafra).
A Linha Violeta terá 17 estações
Das 17 estações, 12 de superfície, 3 subterrâneas e 2 semi-enterradas:
- 9 serão construídas no concelho de Loures que vão servir freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 km
- 8 serão construídas no concelho de Odivelas que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 km.
A construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa foi um dos investimentos incluído na reprogramação do PRR, uma vez que a se verificou que a topografia do terreno obriga a que parte do traçado (do Infantado, passando por Odivelas, até ao Hospital Beatriz Ângelo) tenha de ser feito em túnel, e não integralmente à superfície, como estava inicialmente previsto.
Distribuição do investimento na Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa
O investimento total de 527,3 milhões de euros, conta com 390 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado.
O investimento engloba a conceção e a construção da infraestrutura ferroviária e o fornecimento de material circulante, bem como o reordenamento urbano envolvente no território dos dois municípios, Loures e Odivelas.
As obras da linha Violeta deverão iniciar no primeiro trimestre de 2024 e a conclusão de empreitada está prevista para o 2.º semestre de 2026.
Muito bom, irá facilitar a deslocação das pessoas que vivem naquela zona.