Joaquim Agostinho foi um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos. Nascido em Torres Vedras em 1943, começou a sua carreira no ciclismo relativamente tarde, aos 25 anos, mas rapidamente se destacou pela sua força e resistência.
Competiu em diversas edições da Volta a França, tendo conquistando dois terceiros lugares (1978 e 1979) e venceu ainda etapas icónicas, como a do Alpe d’Huez.
Joaquim Agostinho também brilhou na Volta a Portugal, vencendo três edições consecutivas (1970, 1971 e 1972) e deixando a sua marca no ciclismo internacional.
Infelizmente, a sua carreira foi interrompida tragicamente em 1984, quando sofreu um acidente durante a Volta ao Algarve ao colidir com um cão que atravessou seu caminho. Apesar de ter terminado a etapa, o seu estado de saúde piorou, e acabou por falecer dez dias depois (a 10 de maio de 1984) devido a um traumatismo craniano.
A sua determinação e talento fizeram dele uma lenda do ciclismo português, sendo lembrado até hoje como um dos atletas mais icónicos do país.