Homem afirma ter recebido 217 vacinas contra a covid-19
Esta semana foi notícia, que um homem de nacionalidade alemã foi vacinado mais de 217 vacinas contra a covid-19.
Trata-se de um indivíduo do sexo masculino de 62 anos de idade, de Magdeburg, na Alemanha, que deliberadamente se sujeitou a 217 vacinações contra SARS-CoV-2 num período de 29 meses.
Existe confirmação oficial de que o homem recebeu 130 vacinações num período de 9 meses, dados recolhidos pelo procurador público de Magdeburgo, que abriu uma investigação a este caso, com a alegação de fraude, embora não tenham sido apresentadas acusações criminais.
Investigadores da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) e da Universitätsklinikum Erlangen investigaram a resposta imunológica deste homem a esta enormidade de vacinas.
Segundo os investigadores, o homem não relatou quaisquer efeitos colaterais relacionados à vacinação e os parâmetros clínicos de rotina não mostraram desvios atribuíveis à hipervacinação.
O “caso mostra que a hipervacinação contra SARS-CoV-2 não levou a eventos adversos e aumentou a quantidade de anticorpos específicos para espículas e células T sem ter um forte efeito positivo ou negativo na qualidade intrínseca das respostas imunes adaptativas”, afirmam os investigadores.
Embora os investigadores não tenham encontrado sinais de infeções por SARS-CoV-2 neste individuo, a conclusão do estudo refere que “até o momento, não pode ser esclarecido se isso está causalmente relacionado ao regime de hipervacinação”.
Os investigadores esclarecem, “não apoiamos a hipervacinação como estratégia para aumentar a imunidade adaptativa”.