“Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo-los com o coração.” Alberto Manguel, Um Diário de Leituras
O dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995 e celebrou-se pela primeira vez em 1996.
A data escolhida, 23 de abril, deve-se à importância que este dia tem para a literatura mundial. Neste dia nasceu Vladimir Nabokov (1899), faleceu Miguel de Cervantes (1616) e William Shakespeare nasceu e morreu a 23 de abril.
O Dia Mundial do Livro pretende chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Este ano a Capital Mundial do Livro foi Tbilisi (Geórgia) e slogan escolhido é “Ok. Então, o seu próximo livro é …? ” e pretende promover o uso das novas tecnologias como meios de incentivo à leitura entre os mais novos.
Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.