Assinala-se hoje o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que pretende honrar a memória das vítimas da estrada e o trabalho dos serviços de emergência.
De acordo com o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), entre janeiro e agosto de 2021 registaram-se 17.668 acidentes com vítimas em Portugal Continental e 242 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas – das quais, uma no concelho de Mafra e 6 no concelho de Torres Vedras.
Este dia foi criado em 1995, pela Federação Europeia das Vítimas da Estrada. e mais tarde, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconhecendo a necessidade de se assinalar este dia em todo o mundo.
Este ano marca o início da”Decade of Action for Road Safety 2021-2030″, durante a qual, cada Dia Mundial celebrado vai mostrar as diferentes razões pelas quais são necessárias ações nesta década.
O tema de 2021 foca a importância da redução dos limites de velocidade. Menores velocidades revelam-se causadoras de menos mortes e de potenciais feridos graves.
Conheça aqui o relatório da ANSR.