Hoje é Dia Mundial da Terra

 

O Dia da Terra é comemorado anualmente a 22 de abril.

O dia pretende reconhecer a “importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo e é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.

Em 1970, depois de verificadas as consequências de um desastre petrolífero que ocorreu em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador norte-americano Gaylord Nelson criou o “Dia da Terra”, como protesto contra a poluição da Terra. Em 2009 a ONU reconheceu a data e instituiu o dia 22 de abril como o “Dia Internacional da Terra”.

Há 51 anos, o dia foi criado de modo a chamara atenção para os problemas da contaminação, da conservação, da biodiversidade e para outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

O Dia Mundial da Terra também é conhecido como Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra e este ano têm como mote a “Investir no planeta”.

Com vista à redução das Emissões de gases com efeito de estufa, a diminuição da Produção de resíduos urbanos, à redução do Uso de água para consumo humano, à redução do Consumo de carne, peixe e ovos e à redução das áreas artificializadas em Portugal continental, a Associação ZERO propõe uma solução para cada, nomeadamente:

1. Evite ao máximo viajar de avião e use transportes públicos, ande a pé ou faça uso de modos suaves (como a bicicleta) para as suas deslocações diárias.

2. Prefira produtos a granel e leve as suas próprias embalagens, recipientes, sacos quando vai às compras.

3. Repare fugas de água, feche a torneira sempre que não esteja a usar diretamente a água (por exemplo, enquanto se ensaboa no banho) e procure reutilizar a água ao máximo (por exemplo, a água de lavar legumes).

4. Substitua refeições com proteína animal por refeições com leguminosas, indo buscar inspiração à dieta mediterrânica.

5. Prefira casas que já estão construídas, por exemplo, optando por reabilitar um espaço em detrimento de comprar uma casa nova ou construir uma casa de raiz.

Partilhe o Artigo

Leia também