Hoje é Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
A Cruz Vermelha Portuguesa “protege a vida e a saúde, e preserva a dignidade das pessoas, em especial das mais vulneráveis e desfavorecidas”.
“Os nossos voluntários e funcionários trabalham sempre com dedicação durante todos os dias, mas o 8 de maio é o momento para comemorar a diferença que fazem e as vidas que mudam em comunidades grandes ou pequenas, respondendo a crises de todos os tipos e ajudando as pessoas a viver vidas mais seguras e dignas”, declarou Francisco George, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em 1865, o médico José António Marques criou a Cruz Vermelha Portuguesa que, à data, se chamava “Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra”.
Atualmente a Cruz Vermelha Portuguesa apoia por ano mais de 1 milhão de pessoas com os seus vastos serviços que passam pelo serviço de Teleassistência, o apoio domiciliário, as creches e centros de dia, a ajuda alimentar e os cuidados médicos.
A Cruz Vermelha é a maior organização humanitária do mundo e conta com cerca de 97 milhões de voluntários, em 190 países. Os seus 7 princípios são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.
As celebrações do Dia Mundial da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho agendadas para hoje foram canceladas devido ao falecimento de dois socorristas tripulantes de ambulância ao serviço do INEM num acidente de viação ocorrido ontem no Município de Moura.