O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro e foi proclamado na Resolução 47/196 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.
“Acabar com a pobreza não é apenas ajudar os pobres, é dar a cada mulher e a cada homem a oportunidade de viver com dignidade.” Eurocid
A celebração da data iniciou-se em 1987, quando o Padre Padre Joseph Wresinski reuniu 100 000 pessoas na Praça dos Direitos Humanos e Liberdades, em Paris, na inauguração de uma pedra em homenagem das vítimas da pobreza, fome, violência e medo. Na pedra pode ler-se “Onde homens e mulheres são condenados a viver na pobreza, os direitos humanos são violados. Unirmo-nos para garantir que esses direitos sejam respeitados é nosso dever solene”.
O dia pretende chamar a atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O dia pretende ainda mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.
Este ano o tema escolhido para assinalar a data foi “Trabalho digno e proteção social: Pôr a dignidade em prática para todos” e o seu objetivo é chamar a atenção para “a realidade de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema, que trabalham muitas vezes longas e extenuantes horas, em condições perigosas e não regulamentadas, mas não conseguem obter rendimentos suficientes para se sustentarem a si próprias e às suas famílias”.