Hoje é Dia Internacional do Preguiça

Preguiça

Hoje é Dia Internacional do Preguiça

 

O Dia Internacional do Preguiça é celebrado anualmente no terceiro sábado de outubro. Em 2024, a data será comemorada no dia 19 de outubro.

Este dia tem dois objetivos principais: promover um estilo de vida mais lento e consciente, inspirado pelo comportamento do bicho-preguiça, e chamar a atenção para os problemas enfrentados por este animal, como a caça, o tráfico ilegal e os acidentes causados por carros e cabos elétricos.

O bicho-preguiça é um mamífero encontrado na América do Sul, conhecido por sua lentidão e hábitos tranquilos. Ele pode dormir entre 15 a 18 horas por dia e leva cerca de um mês para digerir uma refeição. A celebração deste dia começou em 2010, na Colômbia, por iniciativa da organização AIUNAU, que trabalha na proteção e conservação destes animais.

As preguiças são mamíferos arborícolas (existem seis espécies de preguiças) que vivem principalmente nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Elas pertencem à ordem Pilosa e estão divididas em duas famílias: Bradypodidae e Megalonychidae.

Características Gerais

Corpo: Coberto por um longo pelo que ajuda na camuflagem entre as árvores.

Vértebras: Preguiças do género Bradypus têm oito ou nove vértebras cervicais, permitindo que girem a cabeça em até 270 graus.

Movimentos: Conhecidas por seus movimentos lentos, que ajudam a economizar energia.

Dieta: Alimentam-se principalmente de folhas, o que contribui para sua baixa taxa metabólica.

Curiosidades

Hábitos: São animais solitários e passam a maior parte do tempo nas árvores.

Reprodução: A gestação dura entre quatro a seis meses, e os filhotes ficam com a mãe por cerca de seis meses.

Adaptação: As preguiças têm garras longas que funcionam como ganchos e uma rede de vasos sanguíneos nos antebraços para manter os músculos frescos e reduzir o uso de energia.

 

Partilhe o Artigo

Leia também