Assinala-se a 8 de agosto, o Dia Internacional do Gato.
A data foi criada pela organização International Fund for Animal Welfare criou, em 2002.
O gato (Felis silvestris catus) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da sua cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
Existem cerca de 250 raças de gato doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno ou médio porte.
As referências mais antigas da ligação entre o homem e gatos datam de 9 500 anos atrás e foram encontradas na ilha de Chipre.
Para os egípcios os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. No início da Idade Média, os gatos foram acusados de estarem associados a maus espíritos e muitas vezes foram queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.
Nos dias de hoje são o animal de estimação mais popular do mundo, as estimativas apontam para que existam 500 milhões de gatos no mundo, com predominância na Europa.
Em algumas províncias da China, o gato, como o cão, são consideradas especialidades culinárias de excelência. A utilização culinária destes animais remonta às muitas épocas de fome por que aquele país passou ao longo da sua história, períodos onde a carência de proteínas era muito grande.